Nutrologia do

Esporte

O que é Nutrologia Esportiva?

Todo indivíduo que goza de uma boa saúde, possui um suporte alimentar, evitando distúrbios nutricionais, que por sua vez podem acarretar doenças como Diabetes, Hipertensão, Obesidade, Compulsões Alimentares, entre outras.
Além disso, um bom suporte alimentar ajuda a traçar estratégias mais assertivas para melhorar o condicionamento físico desse indivíduo ou ajuda-lo na prática de algum esporte.

Mas você sabe o que é Nutrologia Esportiva? De acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), trata-se da especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios decorrentes da boa ou má ingestão de nutrientes, de acordo com as necessidades orgânicas de cada indivíduo. A Nutrologia Esportiva tem como objetivo, além de manter a saúde, reduzir risco de doenças e tratar excessos ou deficiências de nutrientes no organismo
Na prática esportiva, a nutrologia pode indicar tipos de alimentação e suplementação de acordo com o desempenho individual, para alcançar cada vez melhores resultados. Isso é muito importante, principalmente, para atletas ou esportistas de alto rendimento, pois contribui para melhorar a performance no desempenho de suas atividades.

Tendo em vista a Nutrologia Esportiva, as queixas mais comuns são, além da dificuldade de recuperação dos músculos, a falta de disposição e a fadiga após treinos intensos.

Tudo isso pode ser minimizado com a supervisão nutrólogo voltado a esta área, que indicará uma alimentação adequada em quantidades, diversidades de alimentos e com uma distribuição planejada, de acordo com os níveis e intensidade da atividade física desempenhada pelo esportista, agregando um melhor condicionamento físico.

Como proceder à suplementação na Nutrologia Esportiva?

A suplementação deve ser vista como uma excelente aliada para melhorar o desempenho durante a prática esportiva, lembrando que é necessário manter uma rotina nutricional muito bem elaborada.

Isso vai além de melhorar o desempenho, contribuindo também para a recuperação muscular após um treino intenso.

A suplementação e a rotina nutricional devem ser pensadas de acordo com as necessidades de cada atleta, em um processo individualizado.

Proteína e Carboidrato – Qual a quantidade ideal?

Manter proporções balanceadas de proteína e carboidrato é muito importante para o desenvolvimento de um processo de nutrologia esportiva, lembrando que os carboidratos são fontes de energia e a proteína auxilia na recuperação muscular.

As quantidades desses dois itens devem ser muito bem pensadas e balanceadas para atender a necessidade do atleta, e novamente, de forma individualizada, pois cada atleta tem um estado metabólico, uma composição corporal e uma taxa metabólica basal, as pessoas são diferentes inclusive nesses aspectos, que precisam ser respeitados para garantir um bom desempenho na prática esportiva.

Como hidratar-se durante a prática esportiva?

Tão importante como a rotina nutricional e a suplementação, a hidratação não pode ser esquecida, pois a desidratação pode prejudicar o desempenho da prática esportiva, além de causar outros problemas de saúde.

Assim como os outros aspectos já abordados, a hidratação deve ser indicada pelo nutrólogo de acordo com as necessidades individuais de cada atleta e com a prática esportiva de cada um, contribuindo para, além de melhorar o desempenho, evitar problemas renais que podem surgir devido ao uso de suplementos sem a correta hidratação.

Um bom nutrólogo deve observar a quantidade de hidratação recomendada de acordo com a suplementação que o atleta está fazendo, observando exames de saúde e rotina nutricional.

Tudo isso mostra a importância de fazer um acompanhamento adequado com um profissional específico, especializado em nutrologia esportiva, isso vale para atletas de alto nível e rendimento ou atletas amadores, em ambos os casos, o desempenho pode ser otimizado com a orientação correta de um especialista.