Jorge Chade Rezeck – CRM – SP 140.333

Práticas religiosas diminuem o suicídio, aponta psiquiatra

A espiritualidade e a religiosidade contribuem para a saúde mental, segundo o médico psiquiatra André Ventura. De acordo com ele, a nossa crença nos ajuda a lidar com as situações difíceis da vida e traz conforto nesses momentos complicados, fortalecendo o nosso bem-estar, principalmente o psicológico.

André Ventura participou do programa “A hora única” com Jorge Rezeck na Rádio Jornal. Explica que a espiritualidade, não especificamente uma determinada religião, mas a pessoa ter uma crença, é um fator de proteção para todas as doenças mentais.

“Isso é um fato, foi estudado e inclusive na nossa anamnese da psiquiatria, a gente sempre questiona essa parte de espiritualidade, pois ela é um fator de proteção e previne e diminui muito os riscos de suicídio.” – explica o psiquiatra.

A doença

“Atualmente a doença mental mais comum é a depressão, ela atinge aproximadamente 18% da população ao longo da vida.” A frase é do psiquiatra André Ventura que explica que um quinto das pessoas em um momento da vida, terá um momento depressivo.

De acordo com o médico, os transtornos de ansiedades atingem aproximadamente 9%. Já os transtornos de personalidades alcançam 13% da população e o transtorno bipolar 2% e a esquizofrenia pelo menos 0,42% da população.” As doenças mentais são muito prevalentes, e não causam tanta preocupação nas pessoas porque não conseguimos ver com nossos próprios olhos.” – explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.