Jorge Chade Rezeck – CRM – SP 140.333

Venvanse ou GLP1? Indicação dependerá do perfil do paciente

Uso das duas medicações traz melhores resultados se for associado a exercício físico e dieta.

Quando se fala em emagrecimento e aumento da performance, a primeira ideia é sobre o que podemos utilizar para melhorar os níveis alcançados até então. Existem muitas opções, entre elas Venvanse e GLP1, lembrando que nos dois casos é preciso associar ao exercício físico e à dieta, que é a forma de obter sempre os melhores índices de resposta. Aliás, tudo o que é associado a esses dois fatores funciona muito melhor.
Pensando entre dieta e exercício físico, tendo como opções o Venvase ou GLP1, o exercício físico sempre será a melhor opção para associar.
Quanto ao Venvanse, podemos dizer que seria melhor indicado para o paciente que tem compulsão alimentar ou hiperfagia e perda de foco, atuando com muita eficácia nessas áreas.
O Venvanse é uma medicação utilizada para transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. E durante o uso da medicação para tratamento dos pacientes, foi observado que eles emagreciam porque essa medicação ativa o sistema nervoso central simpático e atua diminuindo a sensação de apetite e aumentando a sensação de saciedade.
O GLP1 é um neuropeptídeo que, naturalmente, é secretado no organismo e, após a atividade física, é encontrado em níveis mais altos no corpo humano. Esse neuropeptídeo promove saciedade e não atua apenas no sistema nervoso central, mas também no sistema periférico, reduzindo a resistência insulínica.
Foram desenvolvidas medicações análogas ao GLP1 principalmente para tratamento de diabetes, mas devido aos efeitos do GLP1 no organismo, foi observado que pacientes com obesidade conseguiram melhorar também a oxigenação lipídica, estimulando a mobilização da gordura visceral.
Observando essas duas medicações, Venvanse e GLP1, associados a dieta e exercícios físicos, a indicação para emagrecimento e aumento de performance vai depender do perfil do paciente.
Para pacientes com ansiedade associado ao transtorno compulsivo, o Venvanse é a melhor opção, porque melhora os sintomas da compulsão alimentar. Para pacientes com obesidade associada a resistência insulínica periférica, é melhor utilizar o GLP1.
Mas é sempre bom reforçar que a alimentação equilibrada e a prática de atividade física melhoram muito o resultado tanto na indicação de emagrecimento quanto para o aumento da performance. Nas duas situações, dieta e exercício são a chave para o sucesso do tratamento.

Jorge Chade Rezeck

Médico no Hospital São Jorge e Clínica Unique Barretos
Membro titular da Sociedade Brasileira de Clínica Médica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.