Jorge Chade Rezeck – CRM – SP 140.333

Virando a chave

Olá a todos! Quero abrir a área de blog pessoal com uma notícia bem legal e que vai de encontro com o que penso! Em um último posicionamento da American Heart Association – AHA (associação americana de cardiologia) foi-se recomendado que no mínimo, todos os adultos deveriam ter a sua capacidade física cardiorrespiratória avaliada anualmente. Ou seja, a avaliação da condição física do paciente deverá em pouco tempo se tornar marcador valioso de saúde, como a glicemia, colesterol, pressão arterial e os demais.

Sabe-se que o sedentarismo e a obesidade são considerados doenças base para o desenvolvimento de patologias secundárias, como a diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemias e até mesmo o câncer. E porque então não vemos tantos médicos prescrevendo atividade física para seus pacientes?

Primeiro porque é mais fácil para o médico prescrever uma pílula para o controle da pressão arterial, glicemia ou colesterol alto, mostrando para seu paciente que em menos de alguns meses seu problema de saúde foi, teoricamente e numericamente, sanado. Prescrever mudança comportamental requer tempo… tempo na consulta, tempo no dia-a-dia do seu paciente, tempo para colher os resultados.

Em segundo, temos um sistema de saúde muito disfuncional. Os seguros de saúde pagam aos profissionais por procedimentos, prescrições e monitoramento de medicações, sendo que compensações por aconselhamentos para mudanças no estilo de vida inexistem. Indústrias farmacêuticas lucram com seus milionários remédios que “curam” o paciente às custas de pílulas que devem ser tomadas e claro, compradas mensalmente, enchendo o bolso deles de dinheiro.

Porém, novos tempos estão vindo e com eles novos conceitos. Sabemos hoje que, o envelhecimento saudável depende de alguns pilares que geram saúde e bem-estar, como a alimentação, o sono, a atividade física regular, o controle do estresse e a saúde mental. Todos se unem a um pilar maior chamado estilo de vida. Seu estilo de vida é quem dita como o seu organismo vai funcionar, quais doenças ele vai desenvolver, qual destino você vai ter. A influência do estilo de vida no desenvolvimento das doenças criou os termos nutrigenômica e nutrigenética e nos abriu os olhos para a Medicina Integrativa.

Quem trata a doença já perdeu tempo. O que eu trato? A saúde. É a saúde que eu quero te entregar. Quer saber mais? Venha comigo que eu te mostro como juntos podemos ser a melhor versão de você mesmo!

Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.