Jorge Chade Rezeck – CRM – SP 140.333

Porque não misturar medicamentos com café, chá ou chocolate: entenda os impactos no organismo

Alguns remédios não devem ser tomados com café, chá ou chocolate quente. Existem medicamentos que podem ter sua ação prejudicada ou aumentar seus efeitos colaterais se forem ingeridos junto com estas bebidas.

Quando ingerimos um medicamento, ele é absorvido pelo organismo e metabolizado de maneira específica. Se consumirmos algumas bebidas quentes junto com o medicamento, as substâncias presentes nessas bebidas podem alterar o processo de absorção e metabolização do medicamento. Isso pode afetar a eficácia do medicamento, além de aumentar os riscos de efeitos colaterais. Entre os medicamentos que podem sofrer interferência estão os antibióticos, anticoagulantes, anti-hipertensivos, anti-inflamatórios e antidepressivos.

O café é uma das bebidas que mais deve ser evitada quando estamos tomando um medicamento. A presença alta de cafeína pode neutralizar efeitos de medicamentos como sedativos ou tranquilizantes. A mesma coisa se aplica ao chocolate quente, mesmo contendo quantidades menores de cafeína quando comparado com café, ainda há o risco de que a absorção de medicamentos seja afetada e cause reações adversas, como aumento da pressão arterial e taquicardia.

Além disso, o café contém substâncias que podem aumentar a produção de ácido gástrico, o que pode afetar a absorção de medicamentos que precisam ser ingeridos com o estômago vazio, como alguns antibióticos. Mesmo se tomado com leite, ainda poderia haver o impedimento da absorção das tetraciclinas, tão importantes para tratar infecções do trato respiratório, urinário e gastrointestinal.

Outra bebida que merece atenção é o chá, embora ele seja uma bebida considerada saudável, ele pode ser contraindicado com alguns medicamentos devido uma interferência na absorção ou metabolismo. Como exemplo, podemos citar que ele pode conter substâncias que inibem a absorção de ferro, isso pode ser um problema para pessoas com anemia.

Portanto, bebidas com cafeína, como chá preto, chá verde, refrigerantes de cola e algumas bebidas energéticas, bem como, bebidas ricas em açúcar, como refrigerantes açucarados, sucos de frutas concentrados e bebidas esportivas, todas essas precisam ser evitadas durante o uso de medicamentos.

Por isso, é importante ler as instruções da bula e seguir as recomendações do médico ou farmacêutico em relação ao seu uso. É fundamental que as pessoas saibam que a ingestão de certas bebidas pode interferir na ação dos medicamentos e aumentar os riscos de efeitos colaterais.

Além disso, é importante destacar que o uso de medicamentos sem orientação médica pode ser prejudicial à saúde. É fundamental consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento medicamentoso, pois apenas ele pode avaliar as condições de saúde do paciente e prescrever o que for mais adequado.

Dr. Jorge Rezeck
Médico no Hospital São Jorge e Clínica Unique.
Membro titular da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.