Jorge Chade Rezeck – CRM – SP 140.333

Porque um prato de comida colorido faz bem à saúde?

Entenda porque variar a ingestão de diferentes alimentos pode te ajudar.

Quem lembra da época de infância quando os responsáveis nos diziam que o prato era colorido e bonito? O foco sempre foi impulsionar a ingestão de verduras e legumes para os que menos gostavam. Mas porque um prato colorido é importante? As cores podem indicar a composição nutricional, auxiliando a montagem de menus balanceados.

Na correria do dia a dia, escolhemos sempre a opção mais fácil e barata, e na maioria das vezes é a opção mais barata, com grande n. No entanto, a compra de verduras e legumes pode ter vantagens, quando colocadas na ponta do lápis.

Quando adotamos uma alimentação saudável e equilibrada, oferecemos ao nosso corpo todos os nutrientes necessários para que tenha energia suficiente e possa cumprir todas as funções de forma saudável, diminuindo os riscos de doenças graves. Para um cardápio equilibrado e uma alimentação saudável, estas cinco cores são primordiais: verde, amarelo/laranja, vermelho, roxo e branco.

O verde que é rico em clorofila e auxilia na desintoxicação. O amarelo ou alaranjado é fonte de carotenoides, além de prevenir o envelhecimento e o câncer. Os alimentos de cor branca são ricos em cálcio, vitamina A e potássio. Já os vermelhos, são riscos em licopeno, que auxilia na saúde do coração. O roxo é rico em uma substância chamada antocianina, que combate o envelhecimento e é bom para a saúde do coração.

A diversidade alimentar é muito importante e não se pode somente contar calorias e falar sobre carboidratos e gordura, mas precisamos de micronutrientes, que estão mais presentes nos vegetais, frutas e legumes. A alimentação comum como arroz, massa, batata, carne e feijão não é rica em nutrientes. Por isso é importante associar uma dieta rico em macro e micronutrientes, para que tenhamos uma diversidade alimentar oportuna para um desenvolvimento orgânico melhor.

O ideal mesmo é não chegar à obesidade, já que traz malefícios. O acompanhamento médico deve ser realizado para a segurança de sua saúde de hoje e amanhã. Além disso, faça da sua alimentação uma aliada para evitar o surgimento de doenças graves.

É importante salientar que o conteúdo deste e outros textos encontrados na internet, são de caráter informativo. O acompanhamento médico é importantíssimo para o tratamento adequado de qualquer doença, e garante a saúde de cada paciente para uma vida saudável a longo prazo.

Dr. Jorge Rezeck
Médico no Hospital São Jorge e Clínica Unique.
Membro titular da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.