Jorge Chade Rezeck – CRM – SP 140.333

Qual o segredo para a perder peso de forma saudável?

Especialista aponta o déficit calórico como o principal aliado na perda e na manutenção do peso.

Entra ano e sai ano e as promessas são as mesmas: emagrecer, levar uma vida mais saudável, praticar atividade física. Você sabia que esses hábitos se complementam quando o assunto é perder peso?

Se uma pessoa resolve mudar a alimentação e passa a ingerir menos calorias, a longo prazo, isso trará benefícios não somente para a saúde, mas também para a redução de peso.

Mas, se esta mesma pessoa decidir praticar atividades físicas, sem mudar a alimentação, o mesmo pode acontecer, entretanto, da mesma forma: a longo prazo. Sem contar que hábitos pouco saudáveis em relação à alimentação podem acarretar outros problemas, mesmo que o indivíduo pratique atividade física.

Então, o ideal, é aliar boa alimentação e exercícios, como explica o médico do Hospital São Jorge e da Clínica Unique Barretos, e membro titular da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, dr. Jorge Rezeck, ressaltando que é o déficit calórico que faz toda a diferença na perda de peso e, principalmente, no ganho para a saúde do corpo em geral.

“Associar uma alimentação equilibrada à prática de atividade física é o que leva ao emagrecimento, mas se pensarmos na estratégia mais eficaz no emagrecimento, com certeza seria a alimentação”, disse.

“Em relação a atividade física, o maior déficit que alcançaríamos em aproximadamente 1 hora de exercícios, seria algo perto de 300 a 500 calorias, falando em algo que promova um gasto maior, como um crossfit ou corrida. Essa quantidade de calorias, qualquer pessoa consome em um prato de comida, qualquer lanche ou dois pedaços de pizza teriam mais do que 500 calorias, ou seja, como os alimentos estão hipercalóricos, não conseguimos compensar a atividade física mantendo uma má alimentação, não gera déficit calórico. Por isso, o principal fator para o emagrecimento é a alimentação, a atividade física contribui para aumentar o gasto energético do corpo”, completou Jorge Rezeck.

Mudanças simples, como a ingestão de frutas e maior quantidade de água, somados a uma caminhada de 30 minutos por dia, podem fazer uma diferença considerável no final de um mês.

“Não é necessário nada extraordinário para iniciar uma mudança de hábitos, nada radical. Às vezes as pessoas colocam metas muito altas, e pequenas mudanças podem gerar grandes resultados, quando são incorporadas na rotina. Ao invés de fazer 60 minutos de atividade física, comece com 30 minutos e vá aumentando aos poucos. Antes de começar com uma dieta radical e muito restrita, o ideal é cortar algumas coisas da alimentação, como açúcar, farináceos, produtos industrializados, tudo o que tem uma carga calórica muito alta. Quando as pessoas começam algo de forma muito radical, a chance é que não dê certo”, explicou o médico.

Dr. Jorge Rezeck
Médico no Hospital São Jorge e Clínica Unique Barretos
Membro titular da Sociedade Brasileira de Clínica Médica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.